Como o valor de uma empresa privada
por Caroline Clayfield
qualquer avaliador profissional do negócio, o analista de private equity, o corretor ou o comerciante de empresa experiente lhe dirá que a valorização de um negócio é mais uma 'arte' do que de ciência exata. Fazer uma avaliação exata pode ser um desafio para os vendedores e compradores, mas ambos os lados têm várias técnicas à sua disposição para ajudá-los a fazer uma estimativa razoável.
a subjetividade da avaliação de empresas é, talvez, a primeira coisa a vir aos termos com quando comprar ou vender um negócio. O proprietário da empresa saída sem dúvida irão valorizar a sua empresa a um preço muito maior do que o comprador, que não investiu anos de trabalho duro para ele. Vendedores geralmente têm uma ligação emocional com seus negócios e vão beneficiar dando um passo para trás e olhar para ele com os olhos de um comprador para obter uma visão mais realista do seu valor.
o que não ajuda matérias é a falta de informação real e a abundância de desinformação que está disponível sobre vendas comparativas, que muitas vezes podem distorcer as avaliações. As pessoas estão muito interessadas em valores de aquisição, mas muito poucos dados precisos são publicados em reais preços de venda, alcançados - resultando em números inflacionados.
Nos leva a uma das técnicas usadas para empresas privadas de valor - a técnica de 'comparables'. Isso é tudo sobre ganhar uma melhor compreensão do que uma empresa poderia valer a pena, observando outros negócios concluídos dentro da indústria.
Algumas indústrias têm frequentemente suas próprias 'regras' que pode ser usado para grau e valor das empresas do sector. Há algumas informações limitadas disponíveis através de empresas como relatório de venda de negócios do Reino Unido e Bizbuysell.com e recursos de avaliação de negócios nos Estados Unidos. Este último oferece informações obtidas a partir de uma enorme rede de bancos de investimento e corretores de negócios e podem fornecer algumas informações sobre preços de vendido.
Embora o método comparables certamente é uma das técnicas que podem ser úteis ao colocar um valor em um negócio, é de nenhuma maneira a mais eficaz. Ele deve ser combinado com várias outras técnicas para ajudar a estabelecer uma imagem mais clara. As empresas são, afinal, de um tipo e não podem ser comparadas às vendas similares porque, ao contrário de vender uma casa ou um carro, raramente há algo semelhante o suficiente para ajudar a formar uma idéia exata do valor.
Talvez o método mais comum que compradores e vendedores têm usado na avaliação de uma empresa é a renda múltipla ou método de 'multiplicador de lucro'. Este método envolve estabelecer o lucro líquido da empresa, tendo em depreciação e imposto de conta e multiplicando por um fator que é estabelecido pela análise de várias outras variáveis, incluindo vendas comparáveis.
Decidir o que basear o múltiplo é onde os desafios realmente começam. Entre as variáveis que são geralmente tomadas em consideração são a idade do negócio, as relações com clientes e fornecedores, a condição dos activos da empresa, como o negócio vai responder para a venda, as condições de concessão e a força dos contratos existentes.
Uma desvantagem dessa técnica é evidente em economias ou indústrias no slide: olha o desempenho histórico da empresa e a históricos múltiplos pagos, ao invés de focagem no futuro.
Tão indiscutivelmente um dos melhores métodos de avaliação para uso em climas econômicas difíceis é um que de fato se concentrar os fluxos de caixa futuros de negócio, ao invés de desempenho passado. A abordagem de fluxo de caixa descontado (DCF) olha o valor de hoje (a uma dada taxa de retorno) dos lucros acumulados da empresa ao longo de vários anos, adicionado ao valor do negócio em termos de hoje, se foram vendido no final deste período.
a principal razão DCF não é mais amplamente utilizado é que é relativamente difícil de aplicar. Baseia-se na preparação de um modelo financeiro completo que leva em conta o clima macro-económico esperado, o quadro regulamentar e jurídico, as perspectivas da indústria e a paisagem do competidor.
No entanto, além de todas essas técnicas de avaliação, talvez a coisa mais importante a lembrar é que a avaliação também será diferente dependendo do comprador. Um negócio rentável com uma marca forte e uma presença estabelecida nos Estados Unidos pode valer muito mais a um comprador asiático olhando para mover-se em novos mercados, do que seria para um comprador de comércio da região, por exemplo.
Valorizar um negócio é realmente uma arte. Os compradores irão beneficiar basear sua avaliação sobre o que eles têm a ganhar com um acordo. Os vendedores receberão ofertas muito maiores se eles podem comercializar os seus negócios para aqueles compradores que consulte valor onde outros não.
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